domingo, 20 de fevereiro de 2011

Reforma política: Lei Tiririca

A nova proposta de reforma política – ironicamente chamada de “Lei Tiririca”, pretende fazer uma extravagante mudança nas próximas eleições.  A ideia é fazer com que se extinga o atual sistema baseado em coeficiente eleitoral e aprove-se o voto majoritário simples, ou seja, quem tem mais votos, ganha. Simples assim. Entra na casa por mérito, e não por coeficiente. Por isso a proposta é chamada de Lei Tiririca, por que aquele candidato levou consigo muitos que receberam menos votos que outros que foram mais bem votados e não entraram na Câmara dos Deputados.

"Os partidos não vão mais buscar nomes que possam trazer muitos votos, nem vão procurar um grande número de candidatos para fazer 2,3 mil votos ou menos, só para engordar o coeficiente eleitoral." Afirma Michel Temer, vice-presidente da República. Deste modo, terminam as coligações exageradas que pretendem lançar um candidato famoso pra poder então eleger muitos anônimos.

A questão é quais eleições a proposta atingirá: eleições municipais, estaduais e federais, ou somente uma parcela, mais provável a dos deputados federais.

Fontes:



by Rubia Schatz

Nenhum comentário:

Postar um comentário